quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O MENINO DA FRONTEIRA

O que é fronteira? Quem inventou a palavra fronteira? O que ela realmente significa? O senso comum acredita que a fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo, dois países, dois estados, dois municípios. As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos. Elas determinam também a área territorial precisa de um Estado, a sua base física.

As fronteiras podem ser naturais a, geométricas ou arbitrárias; sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus estados, representa a autonomia e a soberania desses perante os outros.


Mas, na verdade, fronteira é o grande retrocesso evolutivo da humanidade, que num dado momento de sua história resolveu que, nós seres humanos seríamos a  única espécie a limitar uma área de convivência que não representa apenas o seu habitat.  


No episódio dessa semana dois amigos se sentam na hora do recreio e conversam sobre suas experiências fora do Brasil. 


Um comentário:

  1. Que lindo este trabalho este colégio é muito especial pra mim , é de uma vivência única para meu filho , agradeço a cada momento por isto , a capacidade que vocês tem em ensinar é muito especial , a base , o aconchego meu Deus é tudo maravilhoso só tenho a agradecer muito obrigado por tudo .

    ResponderExcluir