sábado, 9 de junho de 2012

ÁGUAS DE JUNHO

Como já disse no último post, todos os episódios de "Hora do Recreio" durante o mês de junho terão como tema às questões ambientais,  seus debates, suas verdades e suas suposições. E por falar em suposição, o episódio de hoje se refere à maior delas e também a mais infundada, a de que a água do planeta está acabando.

Surpresa!

Não está. Desde a pré história os recursos hídricos presentes no planeta Terra são os mesmos, ou seja, a água potável que temos no planeta hoje é a mesma que tínhamos há milhares de anos. Portanto a economia da água nos dias de hoje não impedirá a inacessibilidade dela à população terrestre.

Vamos analisar a seguinte hipótese:
Você resolve acampar. Se encaminha, acompanhado de mais 4 amigos para uma praia deserta. Ao chegar lá percebem que o local fica distante de qualquer região urbana ou de comércio. Mas vocês estão preparados para isso.  Além dos mantimentos levaram 5 galões de 20 litros de água, para os 5 dias que passarão lá. 
Um dos galões foi suficiente para o primeiro dia e ainda sobrou 10 litros. Mas, no segundo dia, chegam visitas, 5 novos amigos que sabiam do acampamento. Eles não trazem água o galão do segundo dia acaba, mas foi o suficiente para satisfazer a necessidade de todos ali. No terceiro dia, mais 5 amigos chegaram, agora já são 15. Combinaram que teriam que economizar água, pois caso contrário, no 5º dia não teria água suficiente.
Beberam racionadamente os 20 litros de água  já que o meio galão que havia sobrado do 1º dia, já tinha evaporado, pois não estava estocado. 
No quarto dia, chegam mais 5 amigos, agora já são 20. E em vez de curtirem o passeio, as trilhas e a roda de violão sob a lua, eles passam o dia discutindo o que fazer com a pouca água que tinham para passar os dois dias restantes de acampamento. No 5º e último dia, chegam mais 5 amigos e todos começam a brigar pra disputar quem tem mais direito aos goles de água do último galão.

Voltando a nossa realidade, estamos no 4º dia.

Se toda água de hoje é mesma que tínhamos no planeta na pré história e, mesmo assim, já não mais é suficiente para abastecer a população da algumas nações, economizar água de nada adiantará para resolvermos o problema se novos amigos chegarem no 5º dia de acampamento.

O que pouca gente sabe é que as usinas de dessalinização, embora muito poluentes, transformam a água salgada do mar em água potável. Seu custo é caro, mas levando-se em conta que as crianças não vão parar de nascer essa é, de fato, pelo menos até os dias de hoje, nossa única solução.

Além do 7º episódio da nossa série, o blog teorias infantis também incluiu abaixo um documentário de 10 minutos explicando toda a situação, de forma mais documental.  O curta foi produzido por Anderson Lima em 2007.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário