domingo, 24 de junho de 2012

RIO + QUANTOS?


Embora eu esteja publicando em nosso blog em pleno domingo (24/06), meu texto e minhas impressões descritas aqui se referem à minha sensação de sábado retrasado (16/06), o primeiro dia em que estive na RIO+20, no espaço da Cúpula dos Povos, onde escrevi esse texto no início daquela madrugada.

Parti de Ribeirão Preto em direção ao Rio de Janeiro na sexta-feira, dia 15 de junho.  Além do meu ativismo ambiental, que levei no bolso de fora de minha mala, preferi usar uma “lente especial” e ler tudo aquilo que eu estava vivendo e presenciando, com olhos de educador. Minha grande surpresa é que, no alojamento da UFRJ, local onde fiquei hospedado, havia uma teia de grupos de ativismo muito diversificada e, por incrível que pareça, com propósitos prioritários muito diferentes dos que eu esperava encontrar. 
Dentre eles destaco o movimento feminista, os grupos que difundem a descriminalização da “maconha” como propósito de tratar os problemas das drogas como responsabilidade dos institutos relacionados à saúde e não a segurança pública e uma porção de outros, relacionado à resistência ao capitalismo em todas as esferas, incluído a ambiental.
Observei que o ativismo relacionado ao desenvolvimento sustentável, por mais irônico que pareça, também se mostra sustentável quando o assunto é reunir o maior número de redes de interesses diversificadas que tem no meio ambiente um interesse em comum. Ou seja, um sustenta o outro.
A má notícia é que a grande sujeira e bagunça presente no ambiente onde os revolucionários do “verde” ficavam, estavam muitas vezes sujo e desorganizado, contradizendo um dos princípios mais ditados pelo ativismo ambiental, que é o de reduzir a produção de lixo e reciclar o produzido. 
No 8º episódio da série “Hora do Recreio” (“Quem tem medo de gente mau?”), postado no sábado retrasado (16/06), vê-se claramente uma metáfora do que acontecia na RIO+20, o personagem da aluna Lorrayne demostra preocupação quando o assunto é reciclagem do lixo e o vegetarianismo, mas como o segundo é sua bandeira principal,  o fato de seu colega ter jogado um lanche com carne no chão não a incomoda.
Durante essa semana, excepcionalmente, a série “hora do recreio” terá publicações diárias até o próximo sábado, exibindo vídeos documentais revelando detalhes de beleza, das discussões e das minhas reflexões sobre o maior evento de desenvolvimento sustentável que ocorreu no Rio de Janeiro, na qual fui representando o Colégio Alvorada de Ribeirão Preto, São Paulo.




Um comentário:

  1. Muito bacana a proposta, professor!
    Como diria Arnaldo Antunes:
    "...O seu olhar melhora o meu..." e espero que o de todos nós!
    Beijoca!

    ResponderExcluir