terça-feira, 26 de junho de 2012

UMA TRÁGICA EQUAÇÃO


Muito se ouve falar sobre o vegetarianismo e o desmatamento da Floresta Amazônica e Mata Atlântica, mas poucas vezes esses assuntos aparecem relacionados em artigos ou matérias jornalísticas sobre ambos. O fato é que, a maioria das pessoas enxerga nos empresários da indústria madeireira o maior vilão do desmatamento. Porém, esse é um dado antigo, já que atualmente, a maior parte dos desmatamentos que ocorrem em território brasileiro aconteça com o propósito de criar pastos bovinos e plantação de soja para a importação.
Portanto, chegamos à seguinte equação: se grande parte da carne produzida em pastos no Brasil serve para o consumo da população brasileira, logo, constatamos que, se a população resolvesse abandonar o costume de comer carne bovina, a demanda de consumidores diminuiria e consequentemente seus produtores não teriam necessidade de criar novos pastos para criação de bois, diminuindo assim, o desmatamento das florestas brasileiras.

Por que então essa equação não é difundida nas escolas e nas campanhas de institutos ambientais? Simples, porque venda de carne bovina alimenta a economia nacional, engorda o PIB brasileiro e favorece os interesses de políticos que veem na economia, a principal vitrine de desenvolvimento de uma nação.

No episódio dessa semana nossas crianças sentam-se para lanchar durante a hora do recreio e acabam tendo uma discussão sobre doces e guloseimas; o que os levam a perceber que todo tipo de carne que comem, vem de um animal que foi morto. Sobretudo, quando a realidade se revela há alguns metros deles, isso pode ser altamente assustador. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário